- Ano: 2012
Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente pretende criar um hospital veterinário no espaço vazio de uma nave industrial. Como era um local alugado e os donos não queriam modificar as instalações existentes, foi necessária a criação de um sistema de construção leve, fácil de construir e mover. Por outro lado, as questões jurídicas relativas a um hospital veterinário exigem isolamento total da edificação existente, superfícies laváveis e a prova de fogo, ventilação independente e acesso direto à rua.
Portanto, nossa ideia era criar uma caixa dentro de outra caixa, enfatizando o espaço interior e controlando a iluminação natural e inércia térmica. Além disso, a estrutura do telhado de vidro e ferro obtém sua própria expressão arquitetônica participativa na qualidade do espaço interior.
A caixa é de aço e de madeira pintada, com claraboias pontuais. Há um pátio que descomprime os espaços interiores, os dando mais luz, já que desencadeia uma nova relação interior/exterior. A caixa é completamente preta, contrastando com seu interior branco e com as paredes originais. Esta é a integração de um conceito de desenho global, que resulta num foco claro ao ambiente hospitalar, integrando conforto e segurança.